Prefeitura de Manaus sanciona Lei que amplia o programa Bolsa Idiomas

idiomas

A meta é atender 10 mil beneficiários por ano (Foto Divulgação)

Na manhã dessa quinta-feira 13/04, o prefeito de Manaus, Davi Almeida, sancionou a Lei que amplia o programa Bolsa Idiomas, para estudantes com idade a partir dos 10 anos. Os candidatos vão poder concorrer a benefícios integrais de 100%, e a parciais de 50% e 75%, em instituições particulares de ensino de idiomas da capital amazonense. A cerimônia de assinatura do termo ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Educação – Semed, localizado na zona Centro-Sul de Manaus.

Anteriormente, o programa atendia jovens com idades a partir de 16 anos. Com a ampliação da faixa etária, o Bolsa Idiomas tem a meta de beneficiar 10 mil estudantes por ano. Os concorrentes podem escolher um, entre sete idiomas estrangeiros, sendo eles: inglês, espanhol, italiano, francês, alemão, japonês e mandarim. O titular da Secretaria Municipal de Administração – Semad, Ebenezer Bezerra, destaca a importância de qualificação dos jovens para o mercado de trabalho.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a taxa de desemprego no Brasil subiu para 8,6%, no último trimestre, atingindo 9,2 milhões de pessoas. Os números negativos tornam o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, exigindo das novas gerações, um diferencial de conhecimentos e habilidades.

O prefeito de Manaus, Davi Almeida, ressaltou que a ampliação do programa, também, objetiva avanços na educação básica.

Para participar do programa, o candidato deve residir em Manaus, possuir renda familiar per capita até a dois salários mínimos e meio e não ser beneficiário de programa similar mantido pelo poder público.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar