Prefeito David Almeida abre ano legislativo na Câmara Municipal de Manaus

O prefeito David Almeida realizou a leitura da mensagem governamental de abertura da 20ª legislatura da Câmara Municipal de Manaus.  David prestou contas da administração da capital  e destacou os avanços obtidos em 2021. Ele ressaltou as metas para este ano.

Entre os principais assuntos a serem discutidos no retorno do recesso parlamentar estão a cheia do rio negro e o aumento no número de casos de pessoas com Covid-19, pela variante Ômicron.

Além do trabalho no combate à pandemia da Covid-19, incluindo o processo de vacinação, que encerrou o ano com mais de 3,5 milhões de doses aplicadas, durante a mensagem governamental, o prefeito destacou a ampliação da cobertura da atenção primária no município, que saiu de 67,28% para 78% em dezembro de 2021. Entre as melhorias enumeradas no documento, há foco ainda para o reajuste de 11,13% nos salários base dos servidores da educação.

O prefeito anunciou investimento na infraestrutura e novas obras como: Novas paradas de ônibus com ar-condicionado e novas unidades de saúde, Mirante na Avenida 07 de setembro, Parque linear na zona leste de Manaus, um Parque Camapuã e a construção de novos viadutos.

As sessões plenárias na Câmara ocorrem de segunda a quarta-feira. A primeira semana de trabalhos dos vereadores no ano só terá um dia de sessão plenária.

Os vereadores estão de recesso desde o dia 15 de dezembro quando aprovaram aumento de 83% da Cota para Exercício da Atividade Parlamentar, alvo de uma decisão liminar que derrubou a execução da verba. A decisão atendeu ação civil pública dos vereadores Rodrigo Guedes (PSC) e Amom Mandel (sem partido).

A oposição deve começar o ano levantando os dois assuntos mais polêmicos até então: a suspensão do aumento no cotão pela justiça e o aumento no salário dos próprios vereadores. Os parlamentares já receberam o salário de janeiro com aumento de 26%, que passou de R$ 15 mil para R$ 18 mil. O reajuste vai custar 8 milhões de reais aos cofres públicos somente em 2022.

Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar

Fotos – Dhyeizo Lemos/Semcom