Desde o início do ano, o movimento aumentou na Central de Atendimento ao Eleitor do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas. Em ano de eleições, o cadastro eleitoral fecha 150 dias antes de iniciar o pleito, para que a justiça eleitoral possa organizar a votação, com base em um número determinado de eleitores aptos a votar.
Quem estiver com o título cancelado, precisar fazer a transferência de cidade, alteração de bairro ou local de votação, tem até o dia 8 de maio para se regularizar. O mesmo vale para mulheres que se casaram e precisam atualizar os dados, e quem for emitir a primeira via. O atendimento para alguns casos pode ser feito de forma online, através do site TRE-AM.JUS.BR, mas também está disponível presencialmente, como explica Eric Sales, chefe da Central de Atendimento ao Eleitor/TRE-AM.
Em 2024, a população brasileira vai eleger candidatos a vereadores e prefeitos. O primeiro turno ocorre no dia 6 de outubro, e nos municípios com mais de 200 mil eleitores, se houver segundo turno, a votação está prevista para o dia 27 de outubro. Em 2022, o Amazonas contabilizava mais de dois milhões e 600 mil eleitores habilitados. Os eleitores que não regularizarem o título, podem encontrar dificuldades na busca por alguns serviços.
O Tribunal Regional Eleitoral funciona de segunda a sexta-feira, de 08h às 14h, na Av. André Araújo, número 200, bairro Aleixo.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar