Povos tradicionais cobram políticas públicas e relatam preocupações com decisões do governo federal

O dia do índio, comemorado em 19 de abril desde 1943, após assinatura de decreto pelo presidente Getúlio Vargas, não é feriado e, muito menos, uma data com apelo comercial. Porém, a data marca a resistência das populações tradicionais e a luta por respeito de direitos. Neste ano, em especial, os indígenas chamam a atenção para as políticas públicas e, principalmente, para o que consideram uma ameaça, vinda do governo federal.

Segundo o diretor-técnico do Fórum de Educação Escolar Indígena do Amazonas, Yura Ní-Nanduo Marubo, as únicas políticas públicas que funcionam atualmente para os povos tradicionais são as criadas por eles próprios.

A reportagem questionou o governo do Estado e a prefeitura de Manaus, através das secretarias de saúde e de educação de ambos, sobre a existência de políticas públicas voltadas aos indígenas. Susam (Secretaria de Saúde do Estado) e Semed (Secretaria de Educação do Município) responderam. Seduc (Secretaria de Estado de Educação) e Semsa (Secretaria de Saúde do Município) não responderam.

Confira reportagem completa:

Bruno Elander – Rádio Rio Mar

Fotos: Gecilene Sales