População poderá acompanhar cenário epidemiológico da tuberculose, no AM

A tuberculose atinge mais de 10 milhões de pessoas no mundo. No Amazonas, os números também chamam atenção: foram 3.209 casos da doença em 2021, ou seja, 12% a mais que no ano anterior, quando pouco mais de 2.850 foram registrados. Já nos quatro primeiros meses de 2022, foram registrados 967 casos novos de tuberculose.

Tubeculose terá nova ferramenta para monitoramento no Amazonas. Foto: Natanael Maricaua/FVS-RCP

Tubeculose terá nova ferramenta para monitoramento no Amazonas. Foto: Natanael Maricaua/FVS-RCP

Diante disso, ações de combate, prevenção e tratamento da doença têm sido destaque em todo o estado. E agora, com uma novidade: a população vai poder acompanhar por meio de painéis virtuais, informações sobre o cenário epidemiológico da doença.

Os dados vão ser disponibilizados pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM). O objetivo é dar mais transparência às ações de controle da doença, além de tornar pública a ampliação do diagnóstico.

Ouça a reportagem:

A assessora da Sala de Situação de Análise de Saúde do Amazonas (SASS), Leíse Fernandes explicou como funciona o novo recurso.

“O Painel da Tuberculose traz ainda informações sobre o resultado dos principais indicadores operacionais de controle da doença no Amazonas, avaliados no âmbito estadual e municipal pelos diversos instrumentos de gestão do Serviço Único de Saúde, indispensáveis para gestores, profissionais e conselheiros de saúde”, detalha Leíse.

De modo geral, os painéis de indicadores são uma ferramenta para o acompanhamento e monitoramento do cenário da doença, assim como dos resultados das ações de controle da tuberculose no estado do Amazonas.

Rebeca Beatriz – Rádio Rio Mar*

Com informações da Assessoria de Imprensa