População de Manaus tem um mês para escolher prioridades de investimentos da prefeitura

A população de Manaus pode interferir diretamente nas prioridades da aplicação do dinheiro público sob gestão da administração municipal. Isso porque já está disponível o site consultapublica.manaus.am.gov.br. Trata-se de uma plataforma digital para votação livre. 

orçamento, prioridade, semef, manaus, votação, participativo

Cada cidadão pode votar uma única vez, em até cinco propostas e, dessa forma, contribuir para orientar as ações e investimentos do município para os próximos anos.

No total, são 49 propostas disponíveis, dentro de seis eixos estratégicos: ambiental, atenção à saúde, crescimento econômico, desenvolvimento social, educação básica e profissional e, por fim, infraestrutura e mobilidade. Os planos contemplam 64 bairros.

Propostas

No eixo ambiental, as opções são:

Ampliar o Programa “Coleta Seletiva Porta a Porta”; Ampliar Coleta de Resíduos das Margens de Rios e Igarapés; Ampliar os Pontos de Entrega Voluntária (Pev); Criar um Tour Cultural no Centro Histórico com Bicicletas; Instalar o Viveiro Municipal; Promover Ações de Educação Ambiental; Recuperar a Infraestrutura dos Parques Urbanos; Recuperar Matas Ciliares; Realizar Oficinas de Cultivo de Hortas Comunitárias; e Realizar Festival de Teatro Infantil com Temática Ambiental.

Na atenção à saúde são apenas três opções: Ampliar as Hortas Terapêuticas; Implantar novo Centro Especializado em Reabilitação (CER); e Implantar o Banco de Leite Humano Municipal.

No âmbito do desenvolvimento social são nove sugestões: Ampliar a Área de Atuação da Guarda Ambiental; Aprimorar o “Núcleo de Proteção e Defesa Civil”; Ampliar o Programa “Defesa Civil Na Escola”; Ampliar e Readequar os Restaurantes Prato do Povo; Incentivar o Esporte Escolar e Comunitário; Promover a Cultura Esportiva Indígena; Revitalizar as Práticas Esportivas nos Espaços Públicos Municipais; Reforçar o Monitoramento por Câmeras de Segurança; e Realizar oficinas de arte e artesanato para a população em vulnerabilidade social.

Na área econômica as propostas são 13: Apoiar a empregabilidade de menor aprendiz e pessoas em vulnerabilidade social; Apoiar Eventos e Feiras Culturais no Centro e nas Periferias; Ampliar a Divulgação de Eventos Culturais; Apoiar a Formalização de Pequenos Negócios e Microempreendedores; Apoiar Agropecuária Familiar Sustentável e Economia Circular; Fomentar, qualificar e capacitar profissionais para o mercado de trabalho; Incentivar a Educação Empreendedora e a Cultura De Inovação; Implementar o Procon Manaus Digital; Implementar o Núcleo de Apoio do Superendividado (NAS) no Procon Manaus; Incentivar o Desenvolvimento de Startups e Inovação Tecnológica; Realizar Cursos Relacionados a Arte; Revitalizar Feiras e Mercados; e Organizar e Revitalizar o Trabalho Informal no Centro de Manaus.

Para a Educação, a população pode escolher entre seis opções de prioridades: Ampliar o Investimento de Materiais Didáticos; Ampliar o Programa Orçamento na Escola; Expandir o Projeto Horta nas Escolas; Fortalecer as Atividades Desportivas nas Escolas; Reforçar o Programa de Alfabetização; e Ampliar o número de profissionais de apoio escolar para atender alunos neurodivergentes e PcDs.

Por fim, a área de infraestrutura e mobilidade urbana tem oito alternativas, mas nenhuma relacionada ao transporte público coletivo de Manaus entre as prioridades: Ampliar o Programa de Pavimentação de Ramais; Ampliar Avenidas ou Ruas com Terceiras; Faixas Construir Eixos Viários e Viadutos na Área Urbana; Construir Novas Passarelas e Reformar as Existentes; Construir Novas Ciclovias e Instalar Bicicletários; Construir o Aquário de Peixes Amazônicos na Cidade; Implantar Novos Semáforos Inteligentes e Controle de Velocidades na Cidade; e Ressignificar e Readequar as Estruturas Físicas do Centro Histórico.

Cada pessoa pode votar em cinco propostas. As contribuições passarão por análise técnica e poderão subsidiar a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2027 (LDO), da 1ª Revisão do Plano Plurianual 2027–2029 (PPA) e da Lei Orçamentária Anual de 2027 (LOA).

A Consulta Pública on-line vai até  o dia 27 deste mês e integra processo oficial de planejamento do município para cumprimento da Constituição Federal, da Lei de Responsabilidade Fiscal e das normas de transparência, controle social e participação popular.

Bruno Elander – Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação

Câmara Municipal de Manaus aprova Lei Orçamentária Anual de 2026 enviada pelo Executivo

  • Sakuratoto