Os brasileiros vão ter como principais destinos para o 13º salário a compra de presentes de fim de ano e gastos com as comemorações de Natal e Ano Novo, segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas em parceria com a Offer Wise Pesquisas.
De acordo com o apontamento, 32% dos trabalhadores pretendem utilizar o 13º salário para comprar presentes de Natal e 21% gastar nas comemorações de Natal e Ano Novo. Enquanto 30% pretendem economizar e 21% pagar contas básicas da casa.
Um levantamento feito pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), aponta que, na capital amazonense, dos entrevistados que vão utilizar parte do recurso para as compras de Natal; 28,2% pretendem comprar itens de vestuário; 15,8% vão adquirir presentes/brinquedos; 14,8 vão gastar com calçados; 10,5% na compra de alimentos para as ceias de Natal e Ano Novo.
Em relação ao ano de 2019, aumentou a quantidade de trabalhadores que vão gastar ao menos parte do 13º salário com a compra de presentes. Em contrapartida, o pagamento de dívidas em atraso é a quinta opção mais citada, com 10,07% de citações.
O levantamento revela ainda que apenas 18,6% dos entrevistados não possuem nenhuma dívida; 32% devem menos de três parcelas de suas dívidas; 24,2% entre quatro e cinco; 12,8% devem entre seis e dez parcelas; 7,7% entre onze a quinze; e 4,4% devem mais que quinze parcelas.
Em 2020, 60,3% dos entrevistados contraíram dívidas parceladas, enquanto 39,7% dos entrevistados estão sem dívidas.
O percentual de entrevistados por gênero também foi ouvido, o estudo contatou que os homens e mulheres vão presentear igualmente nas festividades de fim de ano. No quesito vestuário, 26,7% dos homens responderam que vão presentar nesse período, contra 25,3% das mulheres. Em contrapartida, quando se fala em calçados, as mulheres saem na frente com 16%, contra 14,8% dos homens.
Confira a reportagem com as dicas sobre o uso do 13º:
Da redação da Rádio Rio Mar
Foto: Agência Brasil