Pensando em maneiras de promover a sensibilização ambiental e contribuir com a conservação dos rios amazônicos, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) instalou um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) na Marina do Davi, terminal fluvial situado na zona Oeste de Manaus, às margens do igarapé do Gigante. O PEV é um posto de coleta seletiva onde a população pode depositar materiais recicláveis, como garrafas PET, papelão, plástico, vidro e metal.
A iniciativa é uma das ações do projeto Manaus Circular desenvolvido pela FAS em parceria com a Secretaria Municipal de Limpeza Pública. Os materiais coletados no PEV da Marina do Davi serão destinados a associações de catadores da região, gerando renda e evitando que os resíduos parem nos rios, como explica Cristine Rescarolli, que é coordenadora do programa Soluções Inovadoras da FAS.
Segundo a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), só neste ano, foram retiradas 4,5 mil toneladas de resíduos dos igarapés, córregos, orlas e praias da capital amazonense.
- Amazonas desenvolve ações conservação do solo e dos recursos naturais em meio a produção agrícola
- Água é bem precioso para humanidade, destaca Igreja Católica
O PEV foi construído para a comunidade usuária da marina do Davi e entorno, possibilitando a extensão do trabalho de conscientização ambiental. Para a catadora e diretora executiva da Eco Cooperativa, Valdirene Silva, o trabalho das associações de catadores será facilitado com a instalação do serviço.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar