O último projeto de iluminação para ponte metálica da avenida 7 de Setembro foi feito em 2012. Daniel Moreira é permissionário do Largo do Mestre Chico e relata que a falta de luminárias no local tornou o espaço inviável para uso da população.
Esse cenário tende a mudar com a implantação do novo sistema de iluminação pública na ponte histórica. Para evitar o roubo das luminárias, consequentemente o vandalismo, o engenheiro e diretor de gestão energética e iluminação pública da Ageman, destaca que serão utilizadas peças blindadas para coibir as ações criminosas.
O projeto atual faz parte do escopo de iluminação de destaque de monumentos históricos e foi apresentado nesta semana à Ageman. O trabalho está sendo executado pela concessionária ManausLuz e fiscalizado pela Diretoria de Gestão Energética e Iluminação Pública da agência reguladora municipal.
Nas estruturas metálicas de sustentação e nas bases de sustentação da ponte estão sendo instaladas iluminação do tipo RGB, permitindo variação das cores da iluminação por programação sem prejudicar a visibilidade de veículos e pedestres. O novo sistema foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). No total, estão sendo instaladas 224 luminárias em LED ao longo de 161 metros de comprimento da estrutura. Ao todo, serão mil pontos de iluminação em LED e RGB.
Além da ponte, o largo do Mestre Chico também está recebendo melhorias.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: Ageman / Divulgação