Os problemas de infraestrutura seguem causando transtornos e deixando a população cada vez mais isolada na BR-319, no Amazonas. Nesse sábado (8), a ponte sobre o Rio Autaz Mirim, localizada no km 25, desabou horas após ser interditada na rodovia federal, sendo o único acesso terrestre do estado ao restante do país.
A queda ocorreu horas após a Polícia Rodoviária Federal no Amazonas (PRF-AM) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) anunciarem a interdição total da estrutura para o tráfego de veículos e passagem de pedestres, a travessia tem 174 metros de extensão. O Governo do Amazonas informou que uma equipe do governo federal deve avaliar o local e ressaltou que não houve feridos. Quem vive da produção agrícola na região, teme por prejuízos.
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A interdição da ponte sobre o Rio Autaz Mirim, ocorreu 10 dias depois do desabamento da ponte sobre o Rio Curuçá, que ficava no km 25 da rodovia e deixou quatro mortos, 14 feridos e uma pessoa ainda está desaparecida.
De acordo com o presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias na Engenharia do Estado do Amazonas (IBAPE-AM), Frank Albert, os problemas de infraestrutura são reflexos da falta de manutenção. Ele ressalta ainda que existe uma norma que prevê a inspeção anual de pontes, viadutos e passarelas de concreto no Brasil.
Em nota, o DNIT informou que as equipes da autarquia investigam as causas do ocorrido para a elaboração do laudo técnico. Medidas efetivas para restabelecer o tráfego de veículos e a passagem de pedestres na localidade, de maneira emergencial, estão sendo estudadas como a utilização de duas balsas para a travessia dos dois trechos prejudicados. Em paralelo, os técnicos do DNIT trabalham no projeto para construção de uma nova ponte, e o órgão também monitora a situação das demais estruturas existentes na rodovia.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar