Polícia prende duas pessoas em flagrante por crimes praticados contra uma idosa de 72 anos

Durante esta semana foi deflagrada a Operação Levítico, que resultou nas prisões em flagrante, de uma mulher de 49 anos e um homem de 58, pelos crimes de negligência, exposição ao perigo da integridade física, e apropriação de bens da pessoa idosa, praticados contra uma senhora de 72 anos.

Polícia prende casal em flagrante por crimes praticados contra uma idosa de 72 anos.

Polícia prende casal em flagrante por crimes praticados contra uma idosa de 72 anos.

A prisão ocorreu na manhã de terça-feira (17/05), no bairro Cachoeirinha, e de acordo com a delegada Andréa Nascimento, titular da delegacia especializada, os infratores que cometeram os crimes são familiares da idosa, sendo a sobrinha e o irmão da vítima.

”Esse caso a gente teve conhecimento por meio do 181, e informava que aquela idosa estava em situação de maus-tratos, o que de fato foi verificado pela equipe, e confirmado que a idosa estava sem situação de maus-tratos, com muita fome e em um ambiente totalmente fétido insalubre, em uma situação totalmente desumana. De imediato nós acionarmos o SAMU com apoio também dos colegas da Sejusc, e juntos fizemos esse resgate, ela foi levada para atendimento médico no 28 de agosto, e no mesmo momento, nós realizamos a prisão dos autores que estavam presentes no local,” disse a delegada.

No local, a idosa foi encontrada em total estado de vulnerabilidade, em condições desumanas, que evidenciavam a falta de assistência e os cuidados mínimos necessários. De acordo com a polícia, a vítima de 72 anos que é portadora de diabetes e hipertensão arterial, estava aparentemente lúcida, e disse que não tem acompanhamento médico e não faz uso de medicamentos.

A delegada Andrea, informou que no decorrer da operação, também foram apuradas mais de 120 denúncias recebidas através do 181, o disque-denúncia da Secretaria de Segurança Pública.

”Foram em média 120 denúncias apuradas nesses três dias, geralmente essas denúncias que são recebidas por pelo 181, elas referem-se a crime de maus tratos, negligência, além da falta de cuidados para com os idosos. Então nesses dias, não houve exatamente a necessidade de uma prisão imediata, mais houve uma necessidade de se instalar os procedimentos para que os autores, aquelas pessoas que convivem com esses idosos e deixam de fazer a sua parte, eles possam responder criminalmente pelos crimes que eles estejam cometendo com essas pessoas,” destacou a delegada.

Os Autores irão responder pelos crimes de negligência, exposição à perigo da integridade física, e apropriação de bens da pessoa idosa. Eles foram encaminhados à Central de Recebimento e Triagem, onde vão ficar à disposição da Justiça.

 

 

Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar