O golpe consiste em fazer compras em sites e apps com promessa de que valor gasto ou “investido será devolvido com adicional por trabalho desempenhado.
O golpe do falso emprego é uma proposta fraudulenta que geralmente chega às vítimas via SMS e WhatsApp, app mensageiro para celulares. A farsa consiste em uma suposta vaga de meio período. A Delegacia Especializada em Crimes Contra o Consumidor alerta sobre o golpe dos desafios e trabalhos de meio período, no qual os golpistas oferecem “missões” às vítimas em aplicativos de vendas on-line e empregos com ganhos elevados por mensagens nas redes sociais.
De acordo com o delegado Eduardo Paixão, o suposto emprego com missões e desafios consiste em fazer compras em sites e aplicativos com a promessa de que o valor gasto ou “investido” será devolvido com um adicional pelo trabalho desempenhado.
Ainda conforme o titular, a vítima percebe que caiu em um golpe ou quando o valor sobe gradativamente e se torna inviável, ou quando ela decide sacar seu saldo e sair do esquema.
O delegado orienta que, caso tenham caído no estelionato virtual, as vítimas devem denunciar o crime de estelionato no site da Delegacia Virtual.
Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar