Polícia Civil prende narcotraficante que chefiava grupo criminoso no Amazonas

Luciano da Silva Barbosa, conhecido como ‘Luciano da Compensa’ e ‘L7’, é considerado chefe de uma organização criminosa que atua no Amazonas. Ele foi preso nessa quinta-feira (02). Segundo o titular da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros Charles Araújo, ele teria ordenado uma série de homicídios na cidade de Manaus. Luciano é filho do narcotraficante José Roberto Barbosa, o ‘Zé Roberto da Compensa’, que está preso em unidade prisional de segurança máxima, em Campo Grande.

Luciano negou as acusações contra ele. O delegado explicou que a prisão ocorre devido um duplo homicídio que ocorreu no dia 4 de fevereiro deste ano, no bairro Compensa, área de atuação da organização criminosa. A polícia não deu detalhes de como ele supostamente ordenava os últimos homicídios que ocorreram em Manaus.
Segundo a Polícia, já havia um mandado contra Luciano Barbosa, mas os policiais tiveram dificuldade em efetuar a prisão.

Luciano vai responder por homicídio qualificado.

Onda de homicídios em Manaus

A cidade de Manaus registrou 11 homicídios entre terça e quinta-feira, a maioria na Zona Leste da capital. A Polícia investiga se ele teria herdado a chefia do crime organizado, após a prisão do pai.

José Roberto Barbosa foi condenado a 48 anos de prisão em 2017, após a operação La Muralla. Segundo o Ministério Público Federal, a organização criminosa comandava, quase com exclusividade, o tráfico internacional de drogas no Amazonas.

As investigações sobre o tráfico internacional de drogas realizado pela chamada Rota Solimões apontaram que a organização criminosa é responsável também por uma extensa rede de crimes que inclui homicídios, lesões corporais, corrupção, evasão de divisas e lavagem de dinheiro.

Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar

Vídeo: GAO