Operação apura grupo criminoso com atuação na administração pública e tráfico de drogas

A Polícia Civil do Amazonas deflagrou, na manhã desta sexta-feira (20), a Operação Erga Omnes e desarticulou uma organização criminosa investigada por tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva e violação de sigilo funcional.

A Polícia Civil do Amazonas informou que a organização criminosa atuava dentro da administração pública e praticava tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva e violação de sigilo funcional.

A Justiça expediu 24 mandados de prisão. A polícia cumpriu 13 até o momento nos estados do Amazonas, Pará, Piauí, Ceará, Maranhão, Minas Gerais e São Paulo. Entre os alvos está uma integrante da Comissão de Licitação da Prefeitura de Manaus, uma policial e três ex-assessores de vereadores, além de um servidor do Tribunal de Justiça do Amazonas.

Segundo o delegado Marcelo Martins, o grupo utilizou empresas de fachada no setor de logística para simular o transporte legal de mercadorias e esconder o envio de drogas compradas em Tabatinga para outros estados.

As investigações apontam que o esquema de lavagem de dinheiro movimentou cerca de 70 milhões de reais nos últimos quatro anos. O líder da organização, identificado como Alan Kléber, usava o disfarce de membro de igrejas evangélicas para encobrir a prática criminosa.

Os investigados podem responder por organização criminosa, associação para o tráfico de drogas, corrupção ativa e passiva, violação de sigilo funcional, lavagem de dinheiro e ocultação de patrimônio.

Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar

FOTO: Erlon Rodrigues/PC-AM

  • Sakuratoto