A operação Alforria foi deflagrada nessa terça-feira 14/05, em um frigorífico, localizado no bairro Mauazinho, na zona Leste de Manaus. Durante a ação policial, seis trabalhadores venezuelanos, em condições análogas à escravidão, foram resgatados. Na ocasião, os policiais também apreenderam 20 toneladas de alimentos impróprios para consumo.
- Piratas atacam embarcação no Rio Japurá, interior do Amazonas
- Em Tapauá, homem é preso por estuprar um bebê recém-nascido de cinco dias
Segundo o delegado Cícero Túlio, titular do 1º Distrito Integrado de Polícia – DIP, a operação iniciou com a investigação de um grupo criminoso que comercializava alimentos vencidos.
As investigações apontaram que Eloir Paulo Pauchner, de 56 anos, comprava produtos vencidos de grandes supermercados e obrigava os trabalhadores a alterar as datas de validade para revendê-los em mercados de médio porte. Ainda de acordo com o delegado, os agentes receberam informações de que no local, venezuelanos eram mantidos em situação de trabalho escravo.
Eloir Paulo Pauchner foi autuado em flagrante pelos crimes de redução à condição análoga à de escravo, falsificação, corrupção e adulteração de substâncias ou produtos alimentícios.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar