Conhecido como “Falsa Central de Atendimento”, a Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc), chama a atenção para o golpe, cujo os estelionatários se passam por atendentes de bancos ou crediários para conseguir os dados das vítimas a fim de obter vantagens financeiras indevidas.
O delegado Paulo Benelli, titular da Dercc, explica que os golpistas ligam para as vítimas alegando que há compras suspeitas em seu cartão e que o método de pagamento foi bloqueado temporariamente.
- Semsa convoca mais 121 vacinadores que vão atuar na Campanha Antirrábica Animal
- CMM vai recorrer da decisão da Justiça que suspende CPIs da Semcom e da Corrupção
De acordo com o delegado, os estelionatários geralmente procuram idosos ou pessoas com menos familiaridade com tecnologia para aplicar os golpes. Para evitar ocorrências do Golpe da Falsa Central de Atendimento, é importante ter cautela com senhas ou chaves de segurança, não clicar em links enviados por SMS ou e-mail que não foram solicitados.
As vítimas desse tipo de crime podem procurar a unidade policial mais próxima ou registrar o boletim de ocorrência pela internet, por meio do endereço eletrônico: delegaciavirtual.sinesp.gov.br.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar
Foto: Beatriz Sampaio/PC-AM