Polícia apreende duas toneladas de drogas, fuzis, coletes balísticos e lancha nas proximidades de Beruri

O Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) deflagrou a Operação Ultimato, na última sexta-feira (25), que resultou na apreensão de duas toneladas de drogas, entre cocaína e maconha; sete fuzis calibre 556, munições, coletes balísticos e uma lancha, no Rio Solimões, comunidade do Pupunha, nas proximidades de Beruri.

A ação foi realizada após a equipe do DRCO iniciar uma investigação em torno de uma organização criminosa especializada em transportar drogas da tríplice fronteira para Manaus e, depois, para os demais estados brasileiros.

Segundo o delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga, a investigação durou cerca de um ano e foi um trabalho de inteligência que desarticulou essa organização criminosa transnacional que trazia drogas da região da tríplice fronteira para Manaus.

A Polícia Civil deu devido enfrentamento a esse grupo criminoso, resultando na maior apreensão de cocaína do Amazonas, causando R$ 100 milhões de prejuízo, além de todas as armas de grosso calibre apreendidas. Ressalto que essa organização criminosa é extremamente bem estruturada, pois vieram em embarcação com adaptação para que pudessem suportar confronto com a polícia”, enfatizou o delegado-geral.

Operação

De acordo com o diretor do DRCO, delegado Mário Paulo, após intensa investigação, na madrugada de sexta-feira (25) para sábado (26), a equipe identificou que um grande carregamento de drogas estava chegando na comunidade do Pupunha.

As equipes foram ao local e se posicionaram estrategicamente, em seguida, avistaram a lancha em que estavam seis suspeitos. Ao se aproximarem, a equipe policial deu sinal de parada com sirene, giroflex e verbalmente, no entanto, os comandos não foram obedecidos, e os suspeitos começaram a efetuar diversos disparos com fuzis calibre 556 contra os policiais, que revidaram a injusta agressão.

Eles utilizam lanchas rápidas e só navegam à noite portando armas de guerra, inclusive já haviam realizado esse transporte outras vezes. Tivemos êxito em interceptá-los, houve confronto, nós estávamos em uma lancha blindada que foi extremamente atingida, mas nenhum policial foi atingido”, relatou o delegado.

Segundo o delegado Juan Valério, a lancha dos indivíduos foi neutralizada, e ao perceberem que estavam perdendo o confronto, caíram na água e fugiram. As buscas continuaram no local, mas os criminosos não foram localizados.

Durante revista na embarcação, foram encontrados diversos sacos de fibra, contendo 1,5 tonelada de cocaína, e 240 quilos de maconha, além de sete fuzis de calibre 556, diversas munições, coletes balísticos e celulares.

Um Inquérito Policial (IP) foi instaurado para apurar os crimes de tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e organização criminosa.

Com informações da assessoria

Fotos: Erlon Rodrigues/PC-AM