Janeiro Roxo: Campanha visa conscientizar a população sobre os sintomas da hanseníase

Com o objetivo de chamar a atenção da sociedade sobre os sinais e sintomas da hanseníase, e fortalecer a luta contra o preconceito acerca da doença, iniciou nessa terça-feira (09), a campanha “Janeiro Roxo”, em Manaus. A programação de abertura aconteceu na Clínica da Família Carmen Nicolau, na zona Norte da capital.

Campanha Janeiro Roxo amplia oferta de exames de detecção da hanseníase, em Manaus.

De acordo com o Subsecretário da Semsa, Djalma Coelho, ao longo deste mês, as Unidades Básicas de Saúde intensificarão a oferta de exame dermatológico, teste rápido para os contatos e ações de busca ativa de novos casos da doença.

Nas unidades de saúde da pasta já é possível encontrar exames dermatológicos, palestras e rodas de conversa com enfoque na doença. A ação abrange ainda a aplicação de questionários de suspeição de hanseníase (QSH), em bairros mapeados pela secretaria, com maior incidência de casos. Segundo o Diretor presidente da Fundação Alfredo da Mata, Carlos Chirano, a hanseníase é uma doença infecciosa crônica, transmitida por meio de secreções nasais, tosses ou espirros de pessoas infectadas.

Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar