A Polícia Civil do Amazonas alerta à população sobre uma nova modalidade de golpe, envolvendo Inteligência Artificial. Os criminosos usam ferramentas tecnológicas que imitam a voz de familiares e conhecidos das vítimas. Em posse desses artifícios, eles se passam pelas pessoas e solicitam a transferência de quantias em dinheiro. As abordagens ocorrem por meio de ligações telefônicas ou por áudios enviados através de aplicativos de mensagens e redes sociais.
- DPE-AM realiza audiência pública para debater os recentes episódios de violência nas escolas
- Sete veículos são apreendidos durante operação “Carga Pesada, na zona Sul de Manaus
O titular da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos – Dercc, Antônio Rondon, explica o método utilizado, pelos criminosos, no contato com os alvos.
As pessoas mais suscetíveis a essas ações criminosas, são aquelas com constante atuação nas redes sociais e demais plataformas digitais, como os influencers e profissionais que atuam nas redes, pois os criminosos têm maior facilidade em captar as vozes, em vídeos postados. O delegado dar uma dica para as pessoas se prevenirem dos atos ilegais.
Caso seja vítima do crime, o cidadão deve registrar um Boletim de Ocorrência – BO na unidade policial mais próxima, ou por meio da Delegacia Virtual – Devir, através do endereço eletrônico: delegaciavirtual.sinesp.gov.br
As vítimas, também, podem se dirigir à sede da Dercc, que fica localizada nas dependências da Delegacia Geral, na avenida Pedro Teixeira, N°180, bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste da capital amazonense.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar