O Amazonas é um dos destinos mais visitados por estrangeiros no país. De acordo com dados da AmazonasTur, entre os visitantes estão em maior proporção americanos, colombianos e franceses, cariocas, paulistas e paraenses.
De janeiro a abril de 2025 foram registrados 132.559 turistas. O número representa um crescimento de 12,92% em relação ao mesmo período de 2024, quando o número de visitantes foi de 117.396.
Os dados positivos reforçam a ideia de que o Amazonas precisa se consolidar como destino para quem visita o Brasil ou dos brasileiros que exploram o país tanto em turismo social, sustentável, ambiental ou empresarial.
Pensando nisso, nesta semana, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), em parceria com a Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Amazonas, realizou a apresentação oficial do Plano Brasis 2025-2027, em Manaus.
O diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis explica que a iniciativa é a versão atualizada do Plano Aquarela, mas no formato mais personalizado para cada estado. Ele ressalta que o Amazonas tem um papel fundamental na promoção do Brasil como destino internacional sustentável.
A superintendente regional do Sebrae no Amazonas, Ananda Carvalho Pessôa, pontua a importância do fortalecimento dos pequenos negócios para que estejam preparados para a promoção internacional.
O Plano Brasis 2025-2027 visa consolidar o turismo como um vetor de desenvolvimento econômico, a fim de ampliar a geração de emprego e renda, a conservação ambiental e a valorização da diversidade cultural da região.
Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação AmazonasTur