Pintura de pedras da Ponta Negra para construção de ciclovia causa revolta contra Prefeitura

Pintura de pedras da Ponta Negra para ciclovia causa revolta contra Prefeitura de Manaus.

Um vídeo compartilhado em uma rede social ganhou repercussão nesse fim de semana. Nas imagens gravadas por um engenheiro, ele relata a indignação pela Prefeitura de Manaus por ter pintado de vermelho a calçada de pedras para servir de ciclovia, no Complexo da Ponta Negra, na zona Oeste. De acordo com o engenheiro Jean Faria, é um “absurdo” o que a atual gestão municipal está fazendo.

Com a repercussão, o Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas (CAU) divulgou nota de repúdio pedindo esclarecimentos da Administração Municipal sobre a intervenção inadequada e desrespeitosa com o patrimônio histórico-cultural da cidade. O vereador Rodrigo Guedes também manifestou insatisfação com a situação.

Na tarde desse domingo, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) informou que o projeto de construção de 3,6 quilômetros da ciclovia em trecho da avenida Coronel Teixeira, segue os parâmetros definidos de forma prévia em conjunto com o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM). Mediante debate público acerca da pintura das pedras portuguesas, a pasta considera relevante os pontos levantados pela sociedade civil e organizada e defere uma readequação do projeto inicial. A prefeitura fará a remoção e limpeza de toda a extensão de pedras que recebeu a pintura e, para dar continuidade ao projeto, irá implantar novas pedras portuguesas na cor vermelha opaca.

 

Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar