Mais de 100 mil pessoas estão com a 2ª dose da vacina contra a Covid-19 atrasada em Manaus

Em Manaus, cerca de 108 mil pessoas passaram do intervalo para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19, segundo dados do Sistema Municipal de Vacinação. Desse total, 12.239 são da CoronaVac; 4.875 são da Pfizer e 91.007 da AstraZeneca.

Por conta da alta demanda, a Prefeitura está orientando que essas pessoas, que receberam a primeira dose das vacinas nos mutirões realizados em junho, consultem a plataforma Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br/) para saber as datas programadas da segunda dose.

Nesta quinta e sexta-feira, 9 e 10, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai manter o atendimento para primeira e segunda dose em 35 pontos distribuídos em todas as zonas da cidade, cujos endereços podem ser consultados no site da secretaria pelo link https://bit.ly/38LqteB. O funcionamento é das 9h às 16h.

Para receber a primeira dose, o público de 12 a 17 anos precisa estar, obrigatoriamente, acompanhado pelo pai ou mãe, ou uma pessoa maior de 18 anos. Neste último caso, será necessário assinar uma declaração de responsabilidade, o que poderá ser feito no verso da cópia do comprovante de residência, que deverá ser apresentado junto com um documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão Nacional do SUS.  O público a partir de 18 anos deve levar o documento de identidade original, com foto, CPF e o comprovante de residência, com cópia.

Para a segunda dose, deve ser apresentado o documento de identificação, o CPF e a carteira de vacinação com o registro da primeira dose. Quem tiver perdido a carteirinha, pode comprovar a primeira pelo aplicativo ConecteSUS, que pode ser instalado no celular.

Para facilitar o atendimento nos pontos de vacinação, a Semsa orienta que seja feito o cadastro na plataforma Imuniza Manaus.

Outro recurso disponibilizado pela secretaria é o “Filômetro”, que informa o movimento em cada um dos pontos de vacinação. A consulta pode ser feita no link bit.ly/filometrovacina.

Fonte: Semsa

Fotos: Divulgação/Semcom