Na última sexta-feira a farmacêutica Pfizer deu entrada no pedido de autorização junto a Anvisa para a aplicação da vacina contra Covid-19 entre crianças de 5 á 11 anos. Serão 30 dias de avaliação da solicitação por parte da agência reguladora do Brasil. O imunizante já é utilizado nesta faixa etária nos Estados Unidos desde o inicio de novembro.
Em nota, a Anvisa informou que de acordo com a farmacêutica a dosagem da vacina será ajustada e menor que aquela utilizada por maiores de 12 anos. Segundo a empresa, os frascos serão diferenciados pela cor. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, na Amazônia vivem 9,1 milhões de crianças e adolescentes com até 17 anos, o que corresponde a 32,9% dos 27,7 milhões de habitantes da região. E de acordo com o IBGE em 2010, a população infantil de 0 à 14 anos do Amazonas já representava 43,8% do total. O que de acordo com a pediatra infectologista e representante da Sociedade Brasileira de Imunizações no Amazonas, Solange Dourado, só reforça a importância de imunizar esta faixa etária contra a Covid-19.
O Ministério da Saúde foi bastante criticado pela demora para a compra de vacinas contra Covid-19 no passado e portanto decidiu se antecipar e já negocia com a Pfizer adquirir 40 milhões de doses para imunizar crianças de 5 à 11 anos. As conversas com a farmacêutica já estão avançadas, mesmo sem a Anvisa ter autorizado o uso do imunizante para esta faixa etária. Na gestão do general Eduardo Pazuello como ministro da Sáude diversas tentativas de contrato com a Pfizer foram ignoradas, gerando um atraso na vacinação no país. O infectologista Magela ressalta que algumas crianças já podem estar imunizadas mas precisam da vacinação.
A empreendedora, Rosana Barreto, mãe de duas crianças, recebeu a notícia do pedido da Pfizer junto a Anvisa com alegria e esperança.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Fotos: Divulgação