Interessados já podem incluir os processos na “Semana Nacional da Conciliação 2025”

Pessoas que têm processos tramitando na Justiça Estadual e que desejam encerrar o litígio têm até o dia 10 de outubro deste ano para solicitar a inclusão de ações judiciais na pauta da “Semana Nacional da Conciliação – 2025”.

Neste ano, a “Semana Nacional da Conciliação” será realizada em todo o país no período de 3 a 7 de novembro, a partir de uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que, desde 2006, oferece à sociedade a oportunidade de concluir suas demandas judiciais por meio de uma semana de mobilização que envolve a participação dos Tribunais de Justiça, Tribunais do Trabalho e Tribunais Federais.

No Amazonas, no âmbito da Justiça Estadual, a “Semana Nacional da Conciliação” é coordenada pela Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ-AM), que, neste período prévio à realização da semana temática, iniciou a mobilização de magistrados e servidores do TJAM para o evento que ocorrerá em novembro deste ano nas comarcas da capital e do interior.

Conforme o juiz-corregedor auxiliar Roberto Taketomi, a mobilização tem como finalidade oportunizar à sociedade a conclusão de seus processos de forma célere, abreviar a tramitação das causas e favorecer a pacificação social.

A conciliação pode ser requisitada pelas partes processuais a qualquer época do ano; todavia, durante a “Semana Nacional da Conciliação”, que ocorre sempre no mês de novembro, o Poder Judiciário concentra esforços para dar agilidade e viabilizar acordos consensuais que concluam processos.

Como participar

Ao acessar o link “Quero Conciliar” (https://www.tjam.jus.br/index.php/formulario-quero-conciliar), a parte processual interessada em pleitear a inclusão de seu processo na pauta da semana de mobilização deverá informar: seu nome completo; a vara judiciária e a comarca onde o processo tramita; o número do processo; os nomes das partes; além de um e-mail e um telefone para contato.

Além da solicitação por meio do link “Quero Conciliar”, o interessado também pode requerer a inclusão de seu processo diretamente na unidade judicial onde tramita a ação.

Com informações da assessoria

Fotos: Divulgação

 

  • Sakuratoto