Neste domingo 11/02 é celebrado o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. No Amazonas, pesquisadoras da Fundação Cecon se destacam na busca por métodos mais eficazes e confortáveis no diagnóstico e tratamento de câncer.
O Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência foi criado pela Organização das Nações Unidas – ONU com o objetivo de reconhecer a contribuição das mulheres nas áreas da ciência e tecnologia. Neste domingo 11/02, 24 pesquisadoras da Fundação Cecon são destacadas pela busca de melhorias no tratamento do câncer.
- Especialista alerta como identificar os primeiros sinais do Alzheimer
- Escola desativada no Centro de Manaus será núcleo de doação de sangue do Hemoam
Ao todo, essas profissionais realizam 78 estudos, entre programas de doutorado, mestrado, pesquisas com institutos nacionais e internacionais, além de orientação em iniciação científica para universitários. O principal objetivo é a busca por métodos mais eficazes e confortáveis no diagnóstico e tratamento do câncer.
A cirurgiã-dentista, Lia Mizobe, coordena um estudo sobre a associação de vírus oncogênicos e o câncer de tireoide. Ela afirma que os resultados da pesquisa podem trazer grande avanço para o diagnóstico da doença.
A diretoria de Ensino e Pesquisa da Fundação Cecon, Valquíria Martins, ressalta que o dia 11 de fevereiro é uma data que mostra a significativa e importante contribuição das mulheres na ciência.
Dentre os mais de 70 estudos desenvolvidos pelas pesquisadoras, estão presentes análises sobre os cânceres de colo uterino, colorretal, próstata, mama, pênis, tireoide; além de aspectos genéticos, epigenéticos, nutricionais e psicológicos relacionados à oncologia.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar