Maria Roberta é esteticista e deixou de pagar o cartão de crédito por dois meses, a dívida foi causada pela saída do trabalho, logo que conseguiu a recolocação no mercado, ela priorizou o pagamento da fatura, Maria faz parte de uma pesquisa realizada pela CNC.
Nem sempre é possível manter o orçamento equilibrado, prova disso é que quase 80% das famílias brasileiras estão com dívidas, a pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de bens, revela que a proporção geral de endividados voltou a crescer, esse indicie vinha em queda desde novembro do ano passado, mas aumentou novamente em fevereiro.
- Número de devedores cresce no Brasil, e o Amazonas é o estado com maior índice de inadimplentes
- Mapa da Inadimplência alerta para endividamento com cartões de crédito
Dívidas de cartão de crédito, cheque especial, carne de lojas e empréstimos puxaram a estatística, o estudo mostra que 17% das famílias se consideram muito endividadas, e a principal dificuldade para sair do endividamento continua sendo juros altos, tanto que a pesquisa mostra que de cada 100 consumidores endividados, 44 chegaram em fevereiro, com dívidas atrasadas por mais de 90 dias. A economista Izis Ferreira, explica que entre os consumidores, as mulheres são as mais endividadas.
Segundo o Economista Reginaldo Torres, entre as dicas para evitar a conta negativa, é controlar os gastos mensais, definir prioridades, e também se atentar ao consumo por impulso.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar