O Jaraqui é espécie de peixe mais capturadas na Amazônia Central, sendo o peixe mais consumido na região. No Amazonas, o Jaraqui é muito consumido frito, assado e cozido. De acordo com os pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas, a demanda crescente tem levado a sobrepesca em várias regiões do Amazonas. Segundo a pesquisadora, Ingrid Nuves, o levantamento foi feito em toda Bacia Amazônica.
Esses resultados motivados os pesquisadores, a recomendar aos órgãos federais, a inclusão do Jaraqui na lista de peixes que compõem o defeso. Período em que as espécie se reproduzem e que a pesca é proibida.
De acordo com o Instituto de Desenvolvimento Agroflorestal do Amazonas, mais de 200 mil pessoas estão envolvidas na produção pesqueira no Estado. E se o Jaraqui entrar no período defeso, quem trabalha nessa cadeia produtiva do peixe no Amazonas pode ser prejudicado, como afirma o feirante, Manoel Ribeiro.
O Jaraqui pode aparecer na lista de Defeso só no próximo período de reprodução, o que só deve acontecer em novembro de 2024.
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Internet