Um levantamento feito pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), entre os dias 12 e 17 deste mês, com 50 empresas, constatou que 68% das fábricas do Polo Industrial de Manaus (PIM) tiveram caso de trabalhadores contaminados com o novo coronavírus.
Em 52% delas, o registro foi de um até 10 funcionários da área operacional com Covid-19 e 20% do setor administrativo.
A pesquisa mostra ainda que 30% das indústrias paralisaram totalmente as atividades enquanto 20% informaram ter mantido o funcionamento normal. Em 22% delas, entre um quarto e metade das atividades foram interrompidas e em 16% mais da metade dos trabalhos foi paralisada.
Sobre as causas da paralisação total ou parcial das atividades, 70% das empresas citaram a redução da demanda ou cancelamento de pedidos de produtos; 58% citaram a proteção dos recursos humanos da empresa; 16% alegaram escassez de capital de giro para pagamento de pessoal ou fornecedores; 12% afirmaram haver falta de insumos nacionais ou importados.
Sobre as expectativas para a retomada, 46% das empresas cogitam retomar a normalidade e já estabeleceram plano de ação para isso.
De acordo com o superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, os levantamentos vão subsidiar análises e direcionamentos de políticas públicas voltadas para o fortalecimento do PIM.
Bruno Elander – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação