Vontade de crianças influencia em até 80% das compras das famílias, aponta pesquisa

As crianças e os adolescentes brasileiros influenciam 80% das decisões de compras de uma família, seja sobre carros, roupas, imóveis, saúde, os produtos da casa, móveis, entre outros. Isso é o que mostra um estudo do Instituto Alana.

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Com base nessa informação, o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon/AM) divulgou um alerta a população amazonense, em especial aos pais sobre os direitos do consumidor infantojuvenil. De acordo com o Procon/AM, quem vende sabe disso, razão pela qual esse público é alvo importante da publicidade.

Segundo o diretor-presidente do Procon/AM, Jalil Fraxe, com um cenário de acesso vasto à internet, as crianças têm consumido publicidade cada vez mais cedo, mesmo que ela seja proibida para esse público. “De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC) a publicidade dirigida a crianças se aproveita da deficiência de julgamento e experiência infantojuvenil e, portanto, é abusiva e ilegal”, afirma.

No Brasil, o Conselho Nacional Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), órgão responsável pela fiscalização indevida de propaganda destinada às crianças, incorporou regras mais severas ao Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, o qual condena a ação de merchandising ou publicidade indireta contratada que empregue crianças, elementos do universo infantil ou outros artifícios com a deliberada finalidade de captar a atenção desse público específico, qualquer que seja o veículo utilizado.

Como crianças e adolescentes com menos de 18 anos são alvos dessa propaganda, cabe aos pais fiscalizarem e denunciarem qualquer tipo de comunicação mercadológica direcionada ao público infantojuvenil.

Reclamações

Os consumidores podem registrar suas reclamações através dos nossos canais de denúncia: (92) 3215-4009 /0800 092 1512 ou por e-mail – fiscalizacaoprocon@procon.am.gov.br . Ou se preferir, compareça ao Procon-AM, localizado na Avenida André Araújo, 1500 – Aleixo.

Fonte: Procon/AM

Foto: Divulgação