Início do ano sempre traz preocupação para os amazonenses, principalmente aqueles que vivem na zona rural. É que o período chuvoso na região amazônica favorece o aparecimento de animais peçonhentos, como aranhas, escorpiões e cobras. O agricultor José Pedro Oliveira mora em um sítio no ramal do brasileirinho, na zona rural de Manaus. Na chácara, ele já recebeu visita de animais indesejados.
O caso aconteceu na semana passada. Seo José Pedro foi socorrido, ficou internado e agora já estar em casa. Os medicamentos reagiram bem e o agricultor não ficou com sequelas. Nesse período de inverno amazônico, os ataques de animais peçonhentos fazem crescer o número de internações nos hospitais do Amazonas. Nos últimos anos foram registrados mais de 12 mil atendimentos relacionados à acidentes com esse tipo de animal. A maioria envolvendo serpentes. O médico Infectologista, Antônio Magella, orienta no caso de ataque de animais peçonhentos.
Durante o período chuvoso, os animais peçonhentos procuram locais secos para se abrigarem. Casas próximos a igarapés e áreas de mata com entulho abandonados facilitam o surgimento de aranhas, cobras e escorpiões. O calor de motores de veículos também atraem os animais. O especialista em resgate de animais, Marcelo Freire, explica o que pode ser feito nessa situação.
Além de chamar o resgate é preciso isolar a área em que o animal esteja e nunca tentar capturar o animal por conta própria.
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Internet