Manaus e muitos municípios do Amazonas já estão no clima do Carnaval 2025. Blocos de rua e as festas em clubes reúnem um público expressivo, e a partir do próximo fim de semana tem o tradicional desfile das escolas de samba e o Carnaboi.
Durante a folia momesca é preciso reforçar os cuidados com a saúde. De acordo com Guilherme Pivoto, infectologista do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV-Ufam) a aglomeração de pessoas no carnaval pode propiciar a transmissão de infecções.
Segundo o último relatório epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), divulgado nesta semana, de 1º de janeiro a 22 de fevereiro de 2025 foram registrados, no Amazonas, 545 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo 179 por vírus respiratórios. Em comparação, ao mesmo período de 2024, houve redução de 17,9%, quando foram registrados 218 casos.
Apesar deste dado positivo é importante manter os cuidados para evitar a transmissão do Covid, Influenza, Rinovírus e Vírus Sincicial Respiratório (VSR), comuns nessa época do carnaval e que coincidem com o pico do inverno amazônico.
Quanto às IST’S (Infecções Sexualmente Transmissíveis), existe um leque de medidas de proteção, desde imunização pré hepatite B e HPV (Papilomavirus Humano) até a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) para o HIV.
Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação