Especialista alerta sobre perigo e penalidades para os pedestres que atravessam fora da faixa

Especialista alerta sobre perigo e penalidades para os pedestres que atravessam fora da faixa.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), registrou 54 atendimentos por atropelamentos no primeiro semestre de 2023. No mesmo período de 2022, foram 58 pessoas atropeladas atendidas pela urgência na capital amazonense. Dos casos registrados, alguns aconteceram em faixas de pedestre e outros em momentos que os pedestres tentavam atravessar fora das faixas.

De acordo com o Especialista em Trânsito, Rafael Cordeiro, além de ser um risco para a vida atravessar fora da faixa, o pedestre pode pagar uma multa de R$ 50.

‘’Quando a gente fala do Código de Trânsito Brasileiro, no início do código quando fazemos a leitura, ele disse que é prioridade do Código de Trânsito Brasileiro preservar as vidas, e nesse objetivo o pedestre também tem as suas responsabilidades, que atravessar na faixa a ele destinada, esperar o tempo programado para ele realizar a travessia com segurança, não atravessar em qualquer ponto. Sempre atravessar de forma perpendicular, como diz o código, de forma reta. E talvez não seja de conhecimento de muitos, mas o código de trânsito prevê uma multa para o pedestre, e essa multa equivale a 50% do valor de uma infração leve’’, comento o especialista.

 Segundo o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), de janeiro até junho, foram implementadas 171 novas faixas de pedestres, instaladas em locais estratégicos da cidade. Além de ações de orientação sobre a importância do uso correto das faixas e passarelas

No entanto, pedestres reclamam, que mesmo tentando atravessar em faixas, muitas vezes, os motoristas não priorizam a travessia dos cidadãos.

‘’É importante o condutor e o pedestre estarem atento, tem cruzamentos e travessias que são devidamente sinalizada, e com o tempo destinado ao pedestre. Agora o pedestre deve respeitar o tempo a ele destinado, e em faixas onde não existe a sinalização semafórica, a prioridade deve ser do pedestre’’, destacou o especialista.

Quando o condutor não respeita e não dar prioridade ao pedestre, ele pode ser autuado em uma infração gravíssima e receber uma multa de R$ 300.

 

Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar