Missa da Páscoa do Senhor encerra as celebrações da páscoa na Arquidiocese de Manaus

“A morte não é o fim pois para quem crer em Cristo a vida não termina com a morte!”

A Arquidiocese de Manaus celebrou na manhã deste domingo (09/04), a missa da Páscoa do Senhor, na igreja Matriz, contando com a presença de fiéis leigos e religiosos que lotaram a Catedral para juntos dizer: Cristo Ressuscitou, Aleluia, Aleluia. A celebração foi presidida pelo Cardeal Leonardo Steiner, Arcebispo Metropolitano de Manaus e encerra as celebrações da Páscoa que deu início com a missa da Ceia do Senhor na última quinta-feira, onde foi realizada o tradicional ato do lava-pés que faz memória da última ceia de Jesus com seus discípulos.

Na sexta-feira santa os católicos acompanharam a Via-Sacra, com a procissão saindo às 9h da Catedral Metropolitana para o Santuário de Fátima, onde em cada parada, os fiéis recordaram o caminho de Jesus até a morte de Cruz.  Pela parte da tarde, após a celebração da Paixão do Senhor, os fiéis seguiram em procissão com a imagens do Senhor Morto, de Verônica e de Nossa Senhora das Dores percorrendo as ruas do centro de Manaus saindo do Santuário de Fátima, até a Igreja da Matriz, onde os fiéis puderam fazer suas preces diante da imagem do corpo de Jesus.

No sábado de Aleluia, a celebração da Vigília Pascal teve início às 19h na Igreja da Matriz, a solenidade foi dividida em quatro momentos: Celebração da Luz (benção do fogo, procissão do círio pascal e proclamação da Páscoa); Liturgia da Palavra (Leituras, Salmos e Orações); Liturgia Batismal (onde é realizada a benção da água) e Liturgia Eucarística. É uma celebração é cheia de significados e simbolismos, e renova a fé dos fiéis, lembrando a todos do sacrifício de Cristo. É a mãe de todas as vigílias, pois celebra a vitória de Cristo sobre a morte.

Depois de toda essa preparação chamada Tríduo Pascal, os fiéis aguardavam o momento para juntos celebrarem Jesus ressuscitado na missa da Páscoa do Senhor, que teve início às 7h30 com a Catedral Metropolitana lotada. “Assim como Jesus Cristo atravessou a primeira passagem, assim também nós fazemos a passagem de Jesus da morte para vida e, na sua passagem nós celebramos também a nossa passagem. Que a Páscoa, nos ajude, nos fortaleça e nos dignifique”, comentou o Cardeal.

Dom Leonardo também comentou que a morte não é o fim, que Jesus venceu a morte e que a páscoa significa a passagem para uma nova vida e para um novo horizonte que se abre, por isso toda vida deve ser valorizada e respeitada.

“Páscoa significa ressurreição, vida nova e luz na nossa vida. É Jesus que vence a morte e, para aquele que crer em Cristo a vida não termina com a morte, é apenas a passagem para uma nova vida. A páscoa é esse horizonte novo que se abre, onde queremos sentar como irmãos e irmãs e sermos fraternos em Cristo Jesus, pois não viemos para morrer e sim para viver a partir de Cristo Ressuscitado e assim reconstruir os nossos laços na sociedade que estão tensos e as vezes ate rompidos e como cristão queremos refazer esses laços para que exista mais respeito e cuidado e assim possamos viver em plenitude”.

Café da manhã de páscoa com os pobres

Após a celebração da Páscoa do Senhor, a Pastoral da Acolhida da Catedral organizou um café da manhã de páscoa destinada às pessoas que vivem em situação de rua. De acordo com a coordenadora, Cinthia Libório, foram preparadas 100 refeições completas para os irmãos que vivem nas ruas próximas a Igreja da Matriz.

“Na Catedral temos o costume de cada pastoral, grupo ou movimento organizar o café da manhã para as pessoas que vivem em situação de rua e neste domingo especial da páscoa também não poderia faltar. Tudo que preparamos foi fruto de doação dos agentes e assim podemos organizar um cardápio bem variado com pães, frutas, ovos, bolos, que foi partilhado para cerca de 100 pessoas”.

Érico Pena – Arquidiocese de Manaus

Fotos: Ascom/Arquidiocese de Manaus