Reflexos da enchente: Pecuaristas recebem ajuda para manter a produção

A principal alimentação do gado é o pasto, porém com a cheia a qualidade destes espaços e consequentemente o alimento destes animais foram prejudicado. O gado muito tempo em terra firme é sinal de prejuízos econômicos e fraqueza animal, como explica o pecuarista Roberto Nunes, do município de Iranduba.

Para ajudar os pecuaristas do interior do Amazonas e consequentemente diminuir os impactos da grande cheia, produtores de 12 municípios receberão suplemento mineral. Um total de 836 pecuaristas de regiões de várzea do Amazonas. Entre os insumos a serem entregues estão: farelo de soja e sal mineral, utilizados para a criação do gado. O objetivo é garantir emprego, renda e segurança alimentar. De acordo com o governador Wilson Lima, a meta é manter os empregos, renda e segurança alimentar.

28 pecuaristas do município de Iranduba foram os primeiros a serem beneficiados. Segundo a Secretaria de Produção Rural do Amazonas, todos os selecionados atenderam os critérios estabelecidos. O prefeito da cidade, Augusto Ferraz, destaca a importância da ajuda aos pequenos pecuaristas.

A doação seguirá para outros municípios, como: Autazes, Barreirinha, Careiro, Careiro da Várzea, entre outros. Ao todo, os pecuaristas das cidades contempladas receberão mais de 8,5 mil sacos de farelo de soja, com 50 quilos cada, e mais de 3,3 mil sacos de sal com 30 quilos cada.

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Bruno Zanardo/Secom