As Pastorais Sociais da Arquidiocese de Manaus reuniram-se na última semana para refletir a liderança no compromisso sociopolítico da fé. A formação foi realizada no auditório do Centro de Treinamento Maromba, e contou com a participação de líderes de pastorais sociais e formadores.
O encontro foi embasado nos livros: Fratelli Tutti – Sobre a Fraternidade e a Amizade Social; e DOCAT – Como Agir?. Entre os formadores estiveram o Arcebispo Metropolitano de Manaus e Presidente do regional Norte 1, Cardeal Leonardo Steiner, o bispo referencial das pastorais e da Diocese do Alto Solimões, Dom Adolfo Zon, o Secretário do Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (CEFEP), Pe. Paulo Adolfo Simões. Cerca de 80 pessoas participaram da atividade.
Na ocasião foi emitida uma carta em solidariedade aos profissionais da educação da rede estadual e municipal diante da luta pela melhoria salarial. A carta foi assinada pelos líderes e destaca a encíclica Fratelli Tutti, onde o Papa Francisco faz um convite à escuta ativa do próximo.
De acordo com o Secretário do Centro Nacional de Fé e Política (CEFEP), Pe. Paulo Adolfo Simões, o grupo participante da formação já tem uma caminhada e compreensão da importância dos leigos na área social e política.
Ouça a matéria em áudio:
Segundo a organizadora do Evento, Odete Vigato, as pastorais sociais devem ser protagonistas na luta dos direitos sociais da comunidade, utilizando a política do bem comum, integralidade e escuta das realidades locais.
Rafaella Moura – Rádio Rio Mar