A Paróquia São Francisco das Chagas, localizada no bairro Colônia Oliveira Machado, celebrou uma Santa Missa em honra ao padroeiro, presidida pelo bispo auxiliar, Dom Tadeu Canavarros, o pároco Frei Paulo Xavier e alguns padres convidados. Este ano, em comunhão com a comemoração dos 800 anos da criação do presépio por Francisco de Assis, a paróquia contou com uma vasta programação para os fiéis. A celebração é um marco para a Família Franciscana, congregações, paróquias, comunidades, seguidores e devotos do santo participam da atividade.
O forte calor não impediu que a igreja estivesse lotada. Eram muitas pessoas que chegavam com imagens de São Francisco de todos os tamanhos, flores e também vestidos do santo. Eram crianças, adultos e idosos expressando a sua fé.
Em frente do altar havia um presépio e no centro a imagem de São Francisco, fazendo memória da comemoração do presépio, criado no ano de 1223 na Cidade de Greccio.
Em sua homilia, Dom Tadeu destacou a figura de Francisco como um homem humilde, agradável a Deus. Sua sabedoria era exemplo para os confrades e para quem escutava suas palavras.
Dom Tadeu apresentou uma reflexão sobre a saudação “Paz e bem”, que São Francisco dizia aos seus, e afirmou que assim como ele, devemos construir a paz e não sermos promotores das críticas e dos gestos de desunião.
A celebração foi transmitida pela Rádio Rio Mar 103,5 FM.
Ouça a matéria em áudio:
Rafaella Moura – Rádio Rio Mar