Pacientes da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) passam a ter prioridade na marcação de exames de imagem pelo Sistema de Regulação (Sisreg). A medida visa agilizar o diagnóstico de doenças onco-hematológicas e iniciar o tratamento de forma precoce.
A decisão foi tomada durante reunião entre o gerente do Serviço de Atendimento Médico e Estatística do Hemoam, Alexandre Torres, e a coordenação estadual do Sisreg. A decisão também contempla pacientes da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon).
Outra mudança é sobre a categoria do Hemoam dentro do Sisreg, que passou de categoria fila de espera para procedimento regulado. A partir de agora um médico regulador avalia os encaminhamentos e autoriza as consultas conforme a urgência e gravidade do caso.
Durante a reunião, foi discutido ainda sobre o protocolo hematológico para marcação de consultas. O documento está sendo elaborado e vai estabelecer critérios para esse tipo de procedimento, visando priorizar casos oncológicos e encaminhando doenças do sangue benignas para outra unidade de saúde.
Pacientes grávidas ou com bebê que possuem doença ou traço falciforme também passam a ter atendimento regulado pelo Sistema. Uma profissional de enfermagem será responsável por receber essas pacientes e fazer a primeira consulta.
Agora os médicos poderão fazer encaminhamentos de pacientes adultos a infectologistas, que antes não era possível. A medida é necessária devido à condição imunossuprimida desses pacientes, melhorando o atendimento multiprofissional a esses usuários.
Com informações do Hemoam
Fotos: Leonardo Mota/Hemoam