A perda da voz ocorre, especialmente, durante o tratamento contra o câncer de laringe, que deve afetar 90 pessoas no Amazonas, em 2022, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Pela primeira vez no Estado, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon) entrega, pelo SUS o aparelho de laringe eletrônica, que auxilia pacientes que perderam a voz a voltarem a se comunicar por meio da fala. Sete pacientes estão sendo beneficiados. A fonoaudióloga da FCecon, Márcia Pastor, explica os casos onde são recomendados os aparelhos.
O equipamento é portátil. O paciente pressiona o aparelho contra a pele do pescoço e aciona um botão. O dispositivo emite uma vibração sonora contínua. Nos órgãos articuladores: lábios, língua e dentes, a vibração é transformada em fala, emitindo um som robótico.
Além de tratamento para recuperar a fala, o setor trabalha com a reabilitação de pacientes com dificuldades para se alimentar. O tratamento de radioterapia e cirurgia na região de cabeça e pescoço pode resultar em dificuldades para alimentação, fala e deglutição.
O fonoaudiólogo atua na reabilitação dessas funções.
Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação FCecon