Outubro rosa também vale para o mundo animal, câncer de mama em cadelas e gatas é frequente

De acordo com o IBGE, 44,3% dos domicílios brasileiros possuem pelo menos um cachorro. São aproximadamente 52,2 milhões deste em lares espalhados pelo país. Já a população felina possui 22,1 milhões de gatos, representando 1,9 por casa. O pet assim como o humano, precisa de amor e cuidados, como relata a comerciante Osuelen Silva que cria uma gata há dois anos.

Os animais possuem doenças desenvolvidas entre os humanos, como por exemplo o câncer de mama. Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária, esta doença atinge aproximadamente 45% das cadelas. Já as gatas possuem um taxa de incidência em torno de 30%, sendo que a maioria dos casos descobertos podem ser malignos. A melhor formas de combater a doenças é o diagnóstico precoce, como afirma o veterinário Filipe Rudhja.

Alguns fatores corroboram para o surgimento do câncer mamário entre estes pets, como a utilização de medicamentos hormonais, bem como a idade avançada. A castração pode ser a melhor prevenção.

Quando a castração é realizada antes do primeiro cio destes pets as chances de aparecimentos de câncer são mínimas, chegando a 1% entre os cadelas. Porém, este problema de saúde não está restrito apenas as fêmeas, estudos também relatam casos entre cachorros e gatos, por este motivo a prevenção dever ser feitas em animais de ambos os sexos, independente de raça.

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Foto: Freepik