Foi realizada nesta quinta-feira na Praça Heliodoro Balbi, também conhecida como Praça da Polícia, um ato público “Faça bonito vai à praça” em alusão ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A atividade contou com a participação da Cáritas Arquidiocesana de Manaus por meio do Projeto Iça – Ação e Proteção, Rede Um Grito pela Vida e organismos da sociedade civil.
Os dados oficiais apontam que menos de 10% dos casos de violência sexual chegam à política pública, e quando chegam recebem uma ajuda ineficaz. Também há dificuldade no acesso ao acompanhamento psicológico para as vítimas.
Este ano a campanha “Faça Bonito” celebra 23 anos de mobilização no país. A data é alusiva ao crime contra Araceli Crespo, uma menina de 8 anos que foi violentada sexualmente e assassinada em Vitória, no Espírito Santo, em 1973. O crime não solucionado completa 50 anos.
A Cáritas Arquidiocesana de Manaus realiza um projeto de prevenção e acompanhamento dos casos de abuso e exploração sexual através do Projeto Içá – Ação e Proteção. A iniciativa atende os municípios de Manaus, Iranduba, Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Manaquiri, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Manacapuru, Novo Airão e Itacoatiara. Destaca o Secretário Executivo da Cáritas Manaus, Diácono Afonso Brito.
Pedro Felipe Dias de 13 anos, esteve no ato público junto da Cáritas Arquidiocesana e apresentou a importância de adolescentes não terem medo de denunciar os abusos.
Ouça a matéria em áudio:
Rafaella Moura – Rádio Rio Mar