Nesta sexta-feira, 02/02, a Arquidiocese de Manaus contará com mais um bispo auxiliar, o monsenhor Joaquim Hudson de Souza Ribeiro, nomeado pelo Papa Francisco, será ordenado no Santuário de São José Operário, zona centro-sul da capital. Este é o terceiro presbítero diocesano eleito bispo auxiliar para a Arquidiocese.
A cerimônia será presidida pelo Cardeal Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo metropolitano de Manaus, e terá como bispos co-ordenantes, Dom Luiz Soares Vieira, arcebispo emérito da Arquidiocese de Manaus, e Dom Mário Antônio da Silva, arcebispo de Cuiabá.
O nomeado destaca que recebeu a notícia com surpresa e que acolhe a missão com disposição para servir a Igreja de Manaus.
O Monsenhor Hudson Ribeiro nasceu no município de Parintins em 31 de agosto de 1973 e iniciou sua caminhada aos 18 anos no Seminário Arquidiocesano São José, é sacerdote há 24 anos e atualmente desenvolve vários serviços na igreja local, entre eles o de Diretor da Faculdade Católica do Amazonas.
É graduado em Filosofia, Teologia e Psicologia. Tem especialização em Psicologia Clínica, em Terapia Familiar, em Mediação Familiar e em Cooperação Internacional. Também tem mestrado em Educação, doutorado em Ciências e pós-doutorado em Psicologia.
O lema episcopal de Monsenhor Hudson Ribeiro será “Ministrare non ministrari” (Servir e não ser servido) e será bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus ao lado de Dom Edmilson Tadeu Canavarros e Dom Zenildo Lima.
Para celebrar, a igreja de Manaus convida todos os fiéis para a ordenação episcopal que acontecerá nesta sexta-feira, dia 2 de fevereiro às 19h no Santuário São José Operário, localizado na rua Visconde de Porto Alegre, n. 806 – Centro.
A celebração será transmitida pela Rádio Rio Mar FM 103,5 e no Facebook da emissora.
Rafaella Amorim , Rádio Rio Mar