A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas – Arsepam vai intensificar a partir desta sexta-feira, a fiscalização dos veículos que realizam o transporte rodoviário intermunicipal de passageiros no estado. A operação “Semana da Pátria” vai se estender até a segunda-feira.
Durante as abordagens, serão conferidas todas as exigências necessárias a quem realiza o transporte remunerado de passageiros, como o cadastro na agência, condições dos veículos, documentação obrigatória, pontualidade de horários de embarque e desembarque das linhas rodoviárias, parada obrigatória programada a cada 45 quilômetros para os veículos que não possuem banheiro, e cumprimento do direito à gratuidade.
Além das exigências usuais, medidas estabelecidas pela Portaria nº 023/2020 contra a Covid-19, como o uso obrigatório de máscaras e a redução do número de passageiros, também serão fiscalizadas. Os motoristas ou passageiros que não cumprirem com estas e com as demais regras exigidas terão as viagens interrompidas até sanarem as infrações.
No mesmo período do ano passado, mais de 5.000 passageiros saíram da capital em direção aos municípios da região metropolitana de Manaus.
Da redação da Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Arsepam