A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio das Delegacias Especializadas em Crimes Contra Mulher (DECCMs), deflagrou, na terça-feira (28/03), a Operação Átria e prendeu sete homens, de idades entre 27 e 53 anos, por crimes no âmbito da violência doméstica.
As prisões ocorreram em zonas diferentes de Manaus. De acordo com a delegada Débora Mafra, titular da especializada em crimes contra a mulher, a Operação Átria foi realizada em todo o Brasil pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e visa cumprir mandados de prisão em desfavor de autores da violência doméstica.
”O resultado dessa operação foi muito satisfatório e positivo, com diversos presos agressores de mulheres, como feminicidas, inclusive foi incluído neste ano também presos por falta de pagamento de pensão alimentícia, trazendo assim um amparo muito maior e integral a nossas mulheres, e nisso nós conseguimos 7, sendo 2 por feminicídios e 5 foram de pensão alimentícia, então nós tivemos somente números para comemoração realmente no combate à violência doméstica”, disse a delegada.
- Ronda Maria da Penha completa 8 anos, mas combate à violência ainda é insuficiente no AM
- Mês das mulheres: Saiba quais são os crimes caracterizados contra a honra feminina
Segundo a titular da especializada, as ações devem continuar para reduzir o número de casos de crimes contra as mulheres, e a população pode colaborar no trabalho de investigação.
”As formas de denunciar a melhor é ir na delegacia da mulher, a vítima pode ir em qualquer delegacia seja no interior seja aqui, ou nos 30dips que estão abertos para fazer procedimento da Lei Maria da Penha, como as delegacias da mulher que está inteirado com toda a rede de proteção, como a Ronda Maria da Penha, outro número que eu quero destacar é o número 180, para denúncias anônima se você sabe ou conhece alguém que é vítima de violência doméstica e não tem coragem de mostrar,” disse a delegada.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar