A Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) iniciou, nessa quinta-feira (18), uma nova edição da operação “Natal com Saúde”, para fiscalizar as condições sanitárias dos alimentos vendidos nos supermercados da capital.
Os fiscais inspecionaram dez supermercados, localizados no Centro e na zona Sul da cidade, para verificar as condições de higiene e conservação dos alimentos vendidos ao público. Foram observadas a adequação das instalações e equipamentos utilizados para abrigar e expor os alimentos, a presença das informações obrigatórias nas embalagens e o cumprimento dos prazos de validade, entre outros.
O primeiro dia de operação registrou três ocorrências de alimentos em situação irregular. Foram apreendidos e inutilizados 20 quilos de salsichas sem identificação de origem, 1 quilo de mortadela vencida e 3 quilos de presunto com características organolépticas alteradas (aspecto do alimento diferente, sugerindo má conservação).
A operação é realizada nos dias que antecedem o Natal, quando há um grande aumento da procura pelos alimentos que serão consumidos nas festividades do Natal e Ano Novo.
Em 2024, foram 63 locais fiscalizados e 11 autuações; o total de alimentos tirados de circulação foi de 1 tonelada.
A população pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com.
Com informações da assessoria
Fotos: Cristian Guerreiro e Hellen Miranda/Semsa