BR-319 é interditada até segunda-feira, informa DNIT

A BR-319 está interditada desde as 18h desta quinta-feira (09) na região do rio Autaz Mirim e deve reabrir apenas na segunda-feira (13). A informação é do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Amazonas.

Conforme o DNIT, a intervenção vai remover 40 metros de aterro, sendo 20 metros do centro da passagem seca na direção de Manaus e 20m do centro da passagem seca na direção de Porto Velho para a instalação de uma balsa nesse espaço.

O DNIT afirma que uma supervisora tem anotado o nível da água do rio Autaz Mirim todos os dias e a altura está elevada. E que, com essa velocidade de subida, a remoção não pode demorar, para evitar que a passagem seca fique submersa, o que poderia inviabilizar a instalação da balsa.

A avaliação do DNIT é de que o atual momento é o ideal para a execução dos serviços de remoção da passagem seca, pois ela foi utilizada até o máximo que poderia ser aproveitada.


Procurado pela Rádio Rio Mar, o DNIT enviou a seguinte nota:

“O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) alerta para interdição do tráfego da BR-319/AM entre às 18 horas desta quinta-feira (9) até a manhã de segunda-feira (13). A interrupção é necessária para que seja realizada a adaptação da passagem seca sobre o rio Autaz-Mirim, no km 24,6 da rodovia, com a finalidade de substituí-la por balsa, em função da elevação do nível d’água do rio, nesta estação cheia. 

As equipes do DNIT vão remover cerca de 40 metros da parte central da travessia seca para que a balsa seja encaixada nesse espaço. Os trabalhos devem durar três dias, mas há a possibilidade de serem finalizados antes. 

O DNIT estuda uma alternativa que garanta a trafegabilidade da rodovia durante este período que a passagem seca permanecerá interditada.”   

Alternativa

 Uma opção sugerida pelo DNIT para evitar a interrupção no tráfego foi o uso de porto natural ao sul da ponte do Autaz Mirim. A ideia é que as balsas de travessia que saem do porto da Ceasa se desloquem pelo rio Paraná até essa localidade. No entanto, o trajeto leva duas horas e meia. E aumentar o percurso significa aumentar o preço cobrado pela empresa de transportes. E o aumento só pode ser feito após aprovação de processo pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

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Porto no rio Autaz Mirim custará R$ 8,2 milhões

O DNIT publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (10), que contratará empresa, por R$ 8,2 milhões, para construir um porto no Rio Autaz Mirim, às margens da BR-319, para receber as embarcações no novo percurso entre o Porto da Ceasa, em Manaus, e o Careiro da Várzea.

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Bruno Elander – Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação