Operação “Boas Festas” do Ipem Amazonas apreende 25 mil produtos irregulares

A Operação "Boas Festas" vai até o dia 16/12 (Foto: Ipem/AM)

A Operação “Boas Festas” vai até o dia 16/12 (Foto: Ipem/AM)

O Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas – Ipem/AM apreendeu 25 mil produtos com irregularidades, nos últimos dois dias, nos comércios de Manaus. O órgão de fiscalização vem realizando a operação “Boas Festas” desde o dia 5 de dezembro, para garantir a segurança dos clientes nesse período de festas de fim de ano.

As ações de inspeção tem foco em itens como: objetos infantis, utensílios elétricos de baixa tensão, produtos alimentícios comuns para essa época do ano e material escolar. Dentre os milhares de produtos apreendidos estão: brinquedos, luminárias natalinas conhecidas como pisca-pisca e objetos escolares. Todos estavam sem o selo do Immetro.

O diretor-presidente do Ipem Amazonas, Márcio André Brito, destaca os produtos que serão retirados de comercialização.

Durante as ações de fiscalização em lojas do comércio manaura, todos os produtos serão avaliados e testados nos locais, pelos fiscais do órgão. Caso haja indícios de irregularidades nos itens avaliados, esses vão ser levados para o laboratório do Ipem para a realização de testes.

No decorrer de uma fiscalização, vários produtos foram apreendidos após a constatação de irregularidades. Alguns apresentavam riscos a saúde das crianças, afirma o gestor.

As empresas que estiverem comercializando produtos fora dos padrões estabelecidos pelo Immetro, serão notificadas e terão prazo de dez dias para apresentar defesa junto ao Ipem-AM. Os estabelecimentos comerciais estão sujeitos às penalidades previstas na lei, como advertência e multa, podendo chegar a R$ 2,2 milhões.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar