Mais de 2 mil produtos natalinos irregulares foram apreendidos no comércio central de Manaus e na Região Metropolitana, nessa quarta-feira 13/12. As fiscalizações fazem parte da Operação “Boas Festas” do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas – Ipem/AM. As inspeções tem o objetivo de coibir a comercialização de produtos natalinos que não tenham a certificação do Inmetro, afirma Renato Marinho, diretor-presidente do Ipem/AM.
Em um estabelecimento comercial, localizado na avenida Marquês de Santa Cruz, no Centro de Manaus, foram recolhidos jogos de luzes, conhecidos popularmente como pisca-piscas, que não estavam dentro dos padrões estabelecidos pelo Inmetro. Renato Marinho alerta aos consumidores que fiquem atentos às informações nas embalagens.
Conforme portaria do Inmetro, todos os produtos, incluindo os importados, devem seguir a legislação brasileira, assegurando que foram submetidos a ensaios de resistência e estão aptos a serem comercializados.
Em caso de irregularidades, os estabelecimentos serão notificados e terão prazo de dez dias para apresentarem defesa junto ao Ipem/AM. A multa varia de R$ 500 a R$ 1,5 milhão.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar