A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou, no último sábado (23), 169 novos casos de hepatite aguda grave de origem desconhecida, a maioria na Europa. As notificações envolvem bebês, crianças e adolescentes entre 1 mês e 16 anos de idade. Uma morte foi confirmada.
Segundo a OMS, foram notificados 114 casos da doença no Reino Unido; 13 na Espanha, 12 em Israel; 9 nos Estados Unidos; 6 na Dinamarca; 5 na Irlanda; 4 na Holanda; 4 na Itália; 2 na Noruega; 2 na França; 1 na Romênia e 1 na Bélgica.
O quadro clínico consiste em hepatite aguda (inflamação do fígado) com enzimas hepáticas acentuadamente elevadas. Muitos pacientes apresentaram sintomas gastrointestinais, incluindo dor abdominal, diarreia e vômitos antes da evolução para a hepatite aguda e icterícia. A maioria dos pacientes não apresentou febre.
Os vírus comuns que causam hepatite viral aguda (vírus da hepatite A, B, C, D e E) não foram identificados em nenhum desses casos. Dezessete crianças necessitaram de transplante de fígado após contraírem a doença.
Ainda de acordo com a OMS, a situação está sendo monitorada e que não é preciso restringir viagens e o comércio do Reino Unido com outros países que têm casos confirmados.
Fonte: Agência Brasil
Fotos: Divulgação