Fundação de Medicina Tropical inicia ações da campanha Julho Amarelo de combate às hepatites

Além das ações de testagem, aconselhamentos e palestras, a Fundação convida pessoas interessadas para participar de um estudo científico do Estado, juntamente com o Hospital Albert Einstein, sobre a doença.  

 

As ações de testagem começam nesta segunda-feira e vão até o dia 30 de julho, de segunda a sexta-feira, no ambulatório da FMT-HVD, das 9h ao meio-dia, por livre demanda. As testagens serão para hepatites virais e também para HIV e sífilis. Segundo o gerente da fundação, Reinan Brota a pessoa que realizar o teste terá todo o acompanhamento e aconselhamento na hora do procedimento. Para acessar o serviço basta que o usuário tenha sua cédula de identidade. 

 

A única forma para identificar o tipo de hepatite e qual a fase da doença, além de verificar a validade da vacina é através do exame laboratorial. Consequentemente, o laboratório de análises clínicas é imprescindível na obtenção do diagnóstico seguro.

 

Na rede pública de saúde, as unidades de saúde que fazem testes são: a Policlínica Gilberto Mestrinho – Av. Getúlio Vargas, nº 341, Centro; a Policlínica Antônio Aleixo – Av. Getúlio Vargas, Colônia Antônio Aleixo; e o Centro de Testagem e Aconselhamento do Centro de Atenção à Melhor Idade (Caimi) Ada Viana, na Compensa – Av. Brasil, Compensa II.

 

Para tomar a vacina contra hepatite, a população pode procurar uma Unidade Básica de Saúde mais próxima.

 

 

Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar

Foto: Secom