Na semana passada, as infecções no mundo pelo coronavírus aumentaram 70%, índice inédito, e as mortes baixaram 10%, mostra boletim epidemiológico semanal da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Entre 27 de dezembro e 2 de janeiro houve no mundo 9,5 milhões de contágios confirmados de coronavírus, número que quase duplica os recordes semanais anteriores, e 41 mil mortes. É a quarta semana consecutiva de diminuição de óbitos.
A Europa, que voltou a ser o epicentro da pandemia de Covid-19 devido à variante Ômicron do coronavírus, mais transmissível, concentrou mais da metade dos casos (5,3 milhões) e mortes (22 mil) mundiais.
De acordo com o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, “o maior número de casos notificados até agora ocorreu na semana passada” e, ainda assim, pode estar subestimado.
O aumento de novos casos foi de 100% na América e de 65% na Europa. As mortes baixaram 18% e 6% nas duas regiões.
O boletim da OMS mostra ainda que foram administradas mais de 9,3 mil milhões de doses de vacinas contra Covid-19, que permitiram imunizar 59% da população mundial com pelo menos uma dose. Nos países mais pobres, a maioria na África, esse índice baixa para 8,8%.
Atualmente, segundo a classificação da OMS, existem cinco variantes de preocupação do SARS-CoV-2, sendo que a Ômicron, mais recente, é a mais contagiosa.
Fonte: Agência Brasil
Fotos: Divulgação